quinta-feira, agosto 30, 2007

Caso El Jueves "deu" multa de 3.600 eurosGuillermo Torres e Manel Fontdevilla, o primeiro como desenhador e o segundo como autor da ideia da caricatura dos Príncipes das Astúrias publicada na capa da revista El Jueves (20 de Julho) que motivou a apreensão do periódico, podem ser condenados a uma multa de 3.600 euros.
Miguel Ángel Carballo, fiscal da Audiência Nacional, acaba de pedir esse valor, apoiado na presunção de que houve "delito de injúrias à Coroa", usando a sua imagem "com o objectivo de a injuriar".

Deste modo, a acusação renuncia à possibilidade de pedir para os humoristas penas até dois anos de prisão conforme a denúncia chegara a prenunciar. A diferença reside em a "ofensa ser dirigida ao Rei ou seus herdeiros em exercício".

Esta notícia é difundida pelo jornal digital Europa Press de hoje.

O caricaturista Guillermo deixou há dias a sua visita (muda!) ao Buraco da Fechadura assinalada na área de "comentários".

sábado, agosto 25, 2007

Como nasce um cartoon
Isso da angústia da folha em branco a exigir de nós uma ideia criativa que teima em nascer... é coisa que, felizmente, só sucede às vezes.
Deta vez, por exemplo, necessitei de criar três cartoons em pouco tempo, que seguiram em conjunto para a redacção do Região de Leiria, destinados à rubrica "Os Corvos". E dois deles foam estes que seguem. A ideia para o primeiro (este de cima) surgiu-me espontaneamente e eu fiz o que se aconselha nestas circunstâncias: anotar imediatamente. Porque a maioria destas ideias desaparecem da nossa memória tão espontaneamente como apareceram, se não forem registadas. E, se uma ou outra deixou resíduos de memória, muitas vezes não conseguimos reconstruí-la com a cadência e a eficácia das frases que originariamente nos tinham ocorrido.
A imagem seguinte não é mais do que um fragmento de uma cinta de envio postal de jornal, o melhor suporte que encontrei à mão para, naquele momento, aprisionar uma ideia!
Z. O.







De Tomy Cuba Tomy encontra pouca diferença entre as siglas dos Estados Unidos e da União Europeia
De Piedecausa Espanha Francisco Piedecausa num momento de inspiração Romena
De Banegas Honduras A procura das energias alternativas é um curioso regresso ao passado.
Buraco da Fechadura tomou a liberdade de aportuguesar a sigla que, obviamente, Dario Banegas reportava ao seu país, as Honduras.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Ontem, mais uma irreverência
El Jueves "ataca" de novoEl Jueves, a revista satírica espanhola que fora apreendida há cerca de um mês por ter uma capa irreverente com uma caricatura de Felipe e Letizia, dedica, na edição de ontem, mais uma capa à família real.

Neste cartoon, aparece rei Juan Carlos de máquina fotográfica em punho, num papel de paparazzi que tenta captar uma foto de Letizia no duche, com o objectivo de a vender a uma revista espanhola de voyeurismo - a Intervu.

Desta vez, a irreverência tem a assinatura de Maikel. Em Julho, o "desaforo" fora de dois desenhadores: Guillermo e Manel Fontdevilla. (O traço era de Guillermo, pelo que se presume que o Fontredevilla terá sido o autor da ideia; provavelmente por falta de tempo para a execução.

quarta-feira, agosto 22, 2007

26, 27 e 28 de Outubro
1º Encontro de Humoristas Gráficos em Granada
Coordenador do Buraco da Fechadura é o convidado especial

A iniciativa chamar-se-á “Granada con Humor” e, segundo a organização, "quer ser um encontro anual aberto à participação de humoristas gráficos e desenhadores de Humor de todo o mundo", pretendendo desse modo "vincular a cidade de Granada com o Humor e o Desenho".

No âmbito deste encontro, organizar-se-á a exposição “Granada nos Maravilla”, e editar-se-á um catálogo com uma selecção das obras recebidas. A intenção é que esta mostra – patrocinada pela Concejalía de Turismo del Ayuntamiento de Granada - se converta em itinerante, participando em eventos relacionados com o turismo e a promoção internacional da cicidade de Granada em Espanha e no estrangeiro

Quem pode participar?

1 - A participação é aberta a desenhadores e humoristas gráficos profissionais e aficionados de todo o Mundo.

2 - O tema do 1º Encontro é "Granada" (a cidade de Granada, a Alhambra, a Oitava Maravilha, a cidade com neve e com mar, Cidade universitária e estudantil, Cidade Multicultural, Granada e os seus monumentos, etc.). Mais informação na página web da Concejalía de Turismo http://www.granadatur.com/

Que dimensões terão os trabalhos?
3 - Os participantes podem enviar um máximo de 3 obras. Tamanho A4 ao baixo (297 mm de comprimento x 210 mm de altura) ou proporcional. Apenas se admitem cartoons e ilustrações de carácter humorístico relacionados com o tema do Encontro, que poderão ser realizadas utilizando cualquer técnica. Embora se recomendem cartoons mudos, aceitam-se textos em qualquer idioma sempre que se junte a sua tradução em espanhol ou inglês.

Enviar para onde?
4.– As obras devem ser enviadas com resolução de 300 dpi, formato JPG, por correio electrónico, para granadaconhumor@gmail.com

5.- O envio tem de ser acompanhado de uma ficha que inclua os siguintes elementos:
Nome e apelidos do autor
Nome com que assina
Endereço postal completo
Endereço de correio electrónico e telefone.
Breve currículum onde se indiquem as publicações ou meios onde trabalha habitualmente
Fotografía ou caricatura do autor (opcional)

6. – Com uma selecção das obras recebidas realizar-se-á, no âmbito do Encontro, a referida exposição, no Centro Municipal de Arte Joven Rey Chico. Igualmente, a exposição poderá mostrar-se de forma itinerante em outros actos ou eventos nacionais ou internacionais relacionados com o turismo e nos quais participe o Ayuntamiento de Granada. Também se exporão através da Internet num sítio web que se anunciará oportunamente.

7. Com as obras recolhidas realizar-se-á um catálogo recopilatório. Todos os autores cuja obra se inclua no catálogo receberão um exemplar do mesmo.

8.- A organização comunicará, através da página web do Encontro, ou mediante correio electrónico,a relação de participantes com obra recebida e a lista das seleccionadas para a exposição e catálogo. Igualmente, através da página web do Encontro se informará os autores dos lugares onde se exporão as suas obras.

Enviar até quando?
9.- O plazo de recepção de obras termina a 9 de Setembro de 2007.

10.- O envio da obra implica que a autora ou autor autoriza o Ayuntamiento de Granada a sua reprodução e difusão, sempre que figure o seu nome e o objetivo seja a difusão da Mostra e restantes actividades do Encontro no campo do Humor Gráfico e/ou da convocatória (edição de catálogos, cartazes, trípticos, divulgação na imprensa, página Web, etc.), sem que isso implique qualquer tipo de obrigação perante a autora ou autor.

11. – A participação nesta convocatória para o 1º Encontro pressupõe a aceitação íntegra deste regulamento. As dúvidas que possam surgir serão esclarecidas pela organização do Encontro.

sexta-feira, agosto 17, 2007


Em Cuba
Salão de homenagem a Roa

Para ampliar, clicar sobre a imagem

Os caricaturistas, gravadores e desenhadores de todo o mundo são convidados pelo Palacio de Gobierno de Cuba, pela Oficina del Historiador de Habana Vieja e pelo DDT, suplemento satírico do jornal Juventud Rebelde a participar num Salão que tem o objectivo de divulgar a obra de Roa, que foi Polemista, Literato, Professor, Jornalista, Diplomata e Político cubano.

Os trabalhos podem ser elaborados em quaisquer técnicas e tamanhos e devem reflectir algo dos momentos mais importantes da vida do "Chanceler da Dignidade", como é designado Roa.

Os trabalhos devem ser enviados até 30 de Novembro para

Palácio de Gobierno

Oficios nº 211

Entre Muralla y Callejón de Churruca

La Habana Vieja

Cuba

.
.
.
Um trabalho TSF
"Qual é a graça?"
Como vamos de Humor em Portugal?
Uma nova vaga de humoristas surfa na crista das ondas (esta frase não saíu lá muito bem...) da rádio e da televisão. Embora o Buraco da Fechadura privilegie o humor de imprensa, não poderia deixar de recomendar esta reportagem da TSF. Para ouvir, basta clicar na linha seguinte; depois, clique onde diz "Reportagem TSF":
http://www.tsf.pt/online/radio/interior.asp?id_artigo=TSF177237

.

quarta-feira, agosto 15, 2007

Apelo pela Liberdade de Expressão
A todos os Humoristas Gráficos
Da jornalista e cartoonista Ana von Rebeur, Presidente da FECO-Argentina e representante da CRNI, Buraco da Fechadura recebeu o seguinte apelo:

O Concejo de Medios de Kenia quer lançar una lei - seguramente em conivência com o governo - para impedir a publicação - nos diversos meios de comunicação - de matérias assinadas por jornalistas que não sejam habilitados por título universitário. Com isto, é óbvio que querem domesticar os profissionais, exercer a cesnura, impedir a liberdade de expressão e controlar o conteúdo das matérias publicadas, para que só tenham a designação de jonalistas os simpatizantes com o discurso oficialista. Acima de tudo, querem suprimir as opiniões mais críticas.

Ilustração de Rodrigo, no Humoral da História http://www.expresso.clix.pt

Esta "brilhante" idea keniata , não só deixaria sem trabalho uma quantidade de jornalistas, como retiraria do caminho todos os humoristas gráficos que podem caricaturizar a actuação do governo, já que praticamente não existem títulos de habilitação nem diplomas oficiais para ser humorista gráfico. Isto sucede hoje no Kénia, e pode suceder em qualquer momento no nosso país.
Cartoonists Rights Networks (Rede pelos Direitos do Humorista Gráfico) pede-nos que inundemos com este tema o website de CRNI, enviando todos os cartoons que possamos que ilustrem a nossa postura e opinião ante esta alarmante situação, para
Bro Russell, director general de CRNI <mayte6@aol.com>, com uma resolução de 300 dpi.

O teu desenho vai mostrar aos censores do mundo que não estamos adormecidos, através de http://cartoonistrights.com/. Os que colaborarem receberão uma nota de agradecimento da CRNI .

Obrigado,

Ana von Rebeur
CRNI Argentina
De Zé Oliveira Portugal Na Câmara de Leiria, mantém-se como vereador da Cultura (e vice-presidente) um senhor que há muuuuuitos anos aceitou acumular dois pelouros: a Cultura e o Lixo (foi no tempo da presidência de Lemos Proença).
E o caso (da caricatura) é que... em Leiria o centenário de Miguel Torga passou despercebido à edilidade.
O cartoon, desta vez, não é mais do que uma evocação da efeméride. Não possui carga satírica, por opção. Mas nem por isso deixou de chamar a atenção dos leitores. Apesar do despojamento, houve quem me manifestasse apreço pela solução. Um leitor chamou a este cartoon "bofetada de luva branca".
De Zé Oliveira Portugal

Para a concretização gráfica da caricatura de hoje (Região de Leiria), usei a mesma metodologia da semana anterior: desenho muito esquemático, essencialmente em photoshop.

Uso frequentemente estes ciclos de continuidade de solução, que num repente troco por outro, para obter efeito-surpresa que decorre das continuidades-descontinuidades.

Z. O.

De Zé Oliveira Portugal Desta vez, calhou-me apanhar a caricatura de um episódio da minha própria terra, pois nasci na freguesia de Urqueira, concelho de Ourém.
Z. O.
De Zé Oliveira Portugal O tema é recorrente, infelizmente.
Se é certo que "isto não vai lá" com uma caricatura, muito menos lá vai com medidas de remedeio, aliás exorbitantemente dispendiosas. A melhor maneira de eliminar os incêndios é prevenir o seu aparecimento. E isso faz-se ordenando convenientemente o nosso território (que é pequeno, portanto fácil de ordenar).
Como? Planificando as espécies arbóreas, especialmente reintroduzindo as que são autóctones; ou, no mínimo, criando na nossa floresta corredores-tampão ocupados pelas espécies autóctones (carvalho, castanheiro...) que são muito mais resistentes ao fogo e o travarã, se ocorrer.
Como? Invertendo o crescimento desmesurado das grandes cidades, à custa da desertificação do interior. Hoje, qualquer vila ou pequena cidade possui oferta do que é essencial para a vida, seja necessidade utilitária seja de lazer. E as populações, se mais próximas da floresta, aumentam a probabilidade da sua manutenção e da sua defesa.
Como? Punindo mais severamente os incendiários. Quando alguém morre vítima de um fogo posto, não é vítima de um assassínio?!... Quando alguém destroi património florestal, comete porventura crime mais leve do que se assaltasse um banco?!...
Como? Empenhando no combate, de modo sistemático, as forças armadas.
De Zé Oliveira Portugal Uma campanha da autarquia leiriense pede aos cidadãos que não cusopam para o chão, não lancem papéis na rua, apanhem os dejectos dos seus cãezinhos, mandem pintar as suas casinhas, e por aí fora. A campanha tem cartazes, totens (!) e parcerias com respeitáveis entidades, mas a verdade é que tudo não passa de sermão de Frei Tomás ("olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz"). As duas velharias das fotos são propriedade da Câmara Municipal de Leiria...
Há alturas em que, para fazer a caricatura... basta mostrar a fotografia!
De Zé Oliveira Portugal Por aqui se vê que tenho andado um bocado descuidado com a assistência ao Buraco.
Este desenho, que caricatura o deplorável funcionamento da Câmara de Leiria, foi publicado no ido dia de S. Pedro.
Note-se que os... buracos apontados foram recolhidos na imprennsa leiriense, durante um só dia.



De Banegas Honduras