domingo, fevereiro 25, 2007

Onofre Varela
Da Caricatura para a Filosofia
Depois de dez anos a ler, pensar e escrever acerca desta matéria, Onofre Varela apresentou finalmente ao público no passado dia 22 o seu livro "O Peter Pan não existe".
É uma edição da prestigiada Editorial Caminho, com 342 páginas, que teve o seu acto de lançamento nas instalações da própria editora.

Trata-se de uma reflexão relatada numa linguagem extremamente acessível, recheada de imagens literárias (ou não fosse o seu autor um dos mais talentosos ilustradores deste país), mas Varela resistiu à tentação de desenhar de facto, não indo além da ilustração da capa e mais outra no frontespício.

Verdadeiramente recomendável, a leitura desta obra vem comprovar que os humoristas são senhores de um discurso muito mais sério do que o vulgo imagina.

Buraco da Fechadura, que se tem na conta de órgão bem informado, pode adiantar que já existem contactos vindos de Espanha no sentido de o "Peter Pan" do Onofre Varela ser editado na língua de Cervantes. Segue um excerto:

"Relativamente a Deus, comecemos por aqui:Muito provavelmente, o ser humano — quando ainda em incipiente estágio evolutivo — imaginou que haveria um princípio fundador e transformador das causas e das coisas que observava... A sua imaginação acabava de produzir um conceito! E para que tal conceito pudesse ser entendido pelo outro carecia de um rótulo ou de uma etiqueta. Nesse rótulo, escreveu-se: Deus."

Sem comentários: