sábado, novembro 19, 2005

Yepez "na cadeia"

Do lado de lá destas grades iria inaugurar, no dia seguinte, a grande Exposição Internacional de Caricatura (subordinada ao tema "Segurança Rodoviária" e na qual sou um dois portugueses representados com um desenho cada).
Arturo Yepez, caricaturista de Porto Rico e muito curioso, decidiu ir à volta, entrando pela porta de serviço, para dar uma espreitadela de ante-estreia. E, quando eu ia a passar num dos pátios do Palácio Cisneros, a caminho da Residência de Santo Ildefonso, onde todos dormíamos, ouvi o Yepez a gritar-me do lado de lá desta porta com grades, fazendo uma blagge teatral: "Zé! Tira-me daqui! Devolve a liberdade a este pobre caricaturista preso!"

...não lhe devolvi a liberdade, mas fotografei o grito pungente.

Porém, no dia seguinte e metendo o bedelho num grupo de turistas que visitava o Palácio, ouvi a guia explicar que, no século XVI, quando o palácio era a Universiadde Cisneriana, do lado de lá daquelas grades funcionava a cadeia para os estudantes e professores que se portassem fora dos eixos.

Quem diria, Yepez! Ontem à noite, e sem o saberes, não fizeste mais do que recriar um quadro verdadeiramente histórico! Documentado com fotografia!

Zé Oliveira


Sem comentários: