No final da década der sessenta, andei pelos diversos edifícios do quartel da Graça em Tavira apreciando os seus desenhos originais que havia nas paredes, emoldurados, ilustrando com bom humor o código de conduta do militar. Mobilizado para Angola, cheguei a reproduzir (devidamente creditado, naturalmente) pelo menos um cartoon dele no jornal de batalhão que me competia fazer. Mas conheci-o pessoalmente apenas em Novembro passado, na livraria do Vilela (Escadinhas do Duque, Lisboa) a que se seguiu almoço e partida para o Festival de BD da Amadora.
Fiquei com a memória da sua afabilidade de trato (mas intencionalidade mordaz), durante o pouco tempo que conversámos.
Parecia que transpirava saúde.
Zé Oliveira
José Gomes Antunes (Lisboa 25/5/1937 – 27/3/2010) fez o curso da António Arroio e iniciou a sua actividade gráfica em 1955 na Flama. Apesar da sua actividade profissional ser fundamentalmente a de designer gráfico de revistas e publicidade, o cartoonismo teve algum peso na sua criação publicando no Sempre Fixe, Cara Alegre, Almanaque Plateia, Parada da Paródia, Jornal do Exército, Pisca Pisca, Antena, Camarada, “A Chucha”, Cágado.. A Bd é outra das suas paixões e campos criativos tendo historias publicadas no Mundo de Aventuras, Jornal do Exército, Camarada, “Mini-Época (suplemento de que foi co-director), Tintion (edição belga).Na década de 1960, as suas historias dedicadas a personagens da História de Portugal, que tinham sido publicadas inicialmente na Camarada, foram recolhidas em dois álbuns intitulados genéricamente Grandes Portugueses. A Câmara de Moura dedicou-lhe também o Cardernos BD nº5, assim como ele colaborou no álbum colectivo Moura Saluquia. Em 2004 foi homenageado no MouraBD com o Balanito de Honra.
(humorgrafe.blogspot.com)
Morreu o autor de banda desenhada José Antunes
Por Carlos Pessoa (Público)
José Antunes, autor português de BD, morreu no sábado de manhã, em Lisboa, na sequência de uma insuficiência respiratória. O funeral foi ontem no cemitério de Benfica.José Antunes, de seu nome completo José Gomes Antunes, nasceu em Lisboa, a 25 de Maio de 1937. Fez estudos secundários na Escola António Arroio e estreou-se com cartoons na revista Flama, em 1955. As suas primeiras bandas desenhadas apareceram nas revistas Mundo de Aventuras e Camarada (2.ª série). Em 1968 desenhou uma história (Maître Biber) para a revista Tintin (edição belga). As suas ilustrações tornaram-se presença assídua nas capas das revistas Colecção Salgari, Pisca-Pisca e outras. Foi durante vários anos director artístico do Círculo de Leitores. A sua mais recente incursão na BD foi na obra colectiva Salúquia. A Lenda de Moura em Banda Desenhada, editada no ano passado pela Câmara Municipal de Moura.
Imagem de "Salúquia A Lenda de Moura em Banda Desenhada"