terça-feira, fevereiro 23, 2010

Viva Fernando Krahn!

Foto tirada por Zé Oliveira em 5 /11/ 2008 no Palácio Cisneros, Alcalá de Henares

Morreu Fernando Krahn no passado dia 18. Inesperadamente, vitimado por um ataque de coração, numa altura em que trabalhava para concretizar a internacionalização dos seus filmes de 15 segundos, que realizava diariamente para "La Vanguardia" (Barcelona).

Fernando Krahn nascera em Santiago do Chile em 1935, vendo-se obrigado a abandonar a sua terra em consequência do golpe de estado chileno de 11 de Setembro de 1973.


Quando tive de escrever acerca de Krahn

Em 2009, foi-me pedido pela Direcção da revista Quevedos, editada pela Fundación General de la Universidad de Alcalá (Madrid) um curto texto acerca da actividade "cinematográfica" de Krahn (e outro acerca de um vídeo biográfico da cartoonista uruguaia Isabel Orzuj, que agora não vem para o caso). Embora modestas, seguem as linhas que alinhavei acerca do mestre agora desaparecido:


Fernando Krahn
Os cartoons animados

O conceito é corajoso: contar uma história cinematográfica em 15 segundos.
Fernando Krahn consegue isso e mais: nesse tão curto lapso de tempo encontra vagar para introduzir mensagens de ironia, sarcasmo, poesia, crítica de costumes, repúdio pelo autoritarismo, puro e simples humor. E consegue-o porque, nesses tão poucos segundos, Krahn aplica uma acumulada experiência não pequena na área do cartoon, que é a arte de contar (e comentar) uma história num só desenho. Então, 15 segundos são uma eternidade; tempo suficiente para constatarmos em “cinema” quanto perdemos de cada vez que o despertador nos interrompe um sonho; para constatarmos quanta alegria pode encerrar-se dentro do espírito de um copo de vinho bebido de maneira inusitada; para constatarmos que, se quisermos, o nariz do polícia cresce como “língua de sogra” de cada vez que ele exagera no silvo. Aliás, esta visão anedótica com que Krahn retrata polícias e militares (e outros ridículos da nossa sociedade) nos seus filmes de Flash Player 9 da Adobe, é a transposição, para movimento, das “mesmas” abordagens que este chileno (1935) residente em Barcelona vem produzindo no decorrer da sua já longa carreira de humorista gráfico.
A não perder: Krahnology – la Tira Animada, no site de La Vanguardia.

Zé Oliveira
(Presidente da FecoPortugal, Associação de Cartoonistas)

Os filmes e a biografia de Krahn

Para ver mais sobre Krahn, clicar aqui: http://www.lavanguardia.es/cultura/noticias/20100219/53893609941/krahn-silencio-definitivo-la-vanguardia-maria-augusto-pinochet-jorge-wagensberg-maximiliano-joan-bro.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
Hope to get some help from you if I will have some quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)