O Despertar, jornal conimbricense com 92 anos de existência, deixa de ser semanário passando a saír apenas quinzenalmente. Na última edição, a medida é justificada pelas dificuldades que se deparam a toda a economia, "muito em especial para o setor da comunicação social". Embora o jornal omita isso, o factor que está a deixar a generalidade dos jornais regionais com a corda na garganta é o desaparecimento do Porte Pago, ou seja: o Governo deixa de suportar os custos de expedição postal, gorda factura que os jornais não conseguem pagar.
Com esta medida, passa para metade a publicação de cartoons na cidade do Mondego, tarefa dsempenhada em O Despertar pelo nosso "velho" amigo Joaquim Belisário, também colaborador regular do Diário de Coimbra.
Uma iniciativa caricatural em Coimbra?
Belisário é associado da FecoPortugal, Associação de Cartoonistas. E, já agora, aqui fica uma pergunta: Para quando, uma iniciativa coimbrã em torno da Caricatura, levada a cabo pelo núcleo conimbricense da FecoPortugal? São eles o Belisário e o Luis Costa, a que se somam o Eduardo Esteves e este vosso Zé Oliveira, estes dois últimos com um pé em Coimbra e outro nas imediações. E, claro está, serão bem-vindos outros colegas conimbricenses não associados. Coisa para ir amadurecendo, de modo a estar em começo de organização na última quinzena de Maio e concretizar-se daqui a aproximadamente um ano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário