sábado, abril 12, 2008

Cubano distinguido no Brasil
Mais um prémio para Tomy
Este é o cartoon de Tomy que acaba de ser galardoado com o Primeiro Prémio na variante de Caricatura Política, no 16º Concurso Internacional de Humor de Imprensa, organizado pela Secretariaa Municipal de Cultura de Porto Alegre, Brasil, em 2008.

Este concurso realiza-se anualmente para estimular e divulgar o humor gráfico que se produz para a imprensa.

No evento participaram 287 autores nos géneros de Humor Político, Caricatura pessoal, Humor geral, Banda Desenhada e Ilustração editorial. Os trabalhos seleccionados para esta mostra estão expostos na Galeria Vasco Prado desde 26 de Março até 4 de Maio.

A obra de Tomy premiada havia sido publicada no semanário Granma Internacional.

O humorista agora premiado tem recebido grande número de galardões um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal (Porto) há meia dúzia de anos, altura em que, viajando com o coordenador de Buraco da Fechadura (e com o Varela) desde Madrid, teve oportunidade de fazer uma "escala técnica" em Leiria, testando aqui em casa a qualidade do presunto lusitano e verificando analiticamente a qualidade do fermentado sumo de uvas criadas nas encostas de Ourém.

Para Tomy, que chegou a residir em Angola e é um dos mais assíduos colaboradores de Buraco da Fechadura (que, descortezmente, não publica nem dez por cento dos cartoons que o humorista nos envia), vai um vigoroso abraço de parabéns por mais esta distinção. Que um dia comemoraremos com mais presunto de Chaves e palhete de Ourém.

sexta-feira, abril 11, 2008

Nas Honduras
Banegas, amanhã
É este o cartoon da edição de amanhã de La Prensa de Honduras, onde desenha Banegas todos os dias.
Uma sufocante falta de tempo tem estado na origem da deficiente manutenção de Buraco da Fechadura, não obstante a quantidade de excelentes trabalhos que vamos recebendo. Mas esta actualidade extraordinária (uma verdadeira ultrapassagem do tempo!) teria de nos obrigar a dispender os (poucos) minutos que esta postagem exigiu.
Obrigado, Banegas!
(A tradução é da responsabilidade de Buraco da Fechadura)

quarta-feira, abril 09, 2008

FECO-Portugal
Pedro K é o 20º Associado
Pedro K acaba de declarar a sua decisão em associar-se como membro da FECO-Portugal.

Por lapso do coordenador de Buraco da Fechadura, chegou a estar aqui anunciado o Carlos Sêco como sendo o 20º adernte. Ao Carlos e aos leitores peço desculpa.

quarta-feira, abril 02, 2008

FECO-Portugal
Carlos Sêco é nº 19
Carlos Sêco declarou a sua decisão de aderir à FECO-Portugal, sendo portanto o 19º pré-associado.

Profissionalmente professor, o Carlos Sêco tem em curso uma colaboração regular de um cartoon por semana e uma prancha de BD por mês no jornal Trevim, da Lousã, de que é director desde há pouco.