domingo, junho 03, 2007

Um dia depois do "Prémio Blog com Tomates"
Três galardões para coordenador
de Buraco da Fechadura

Para que fique registo, aqui se dá a notícia:
No passado Sábado, coube-nos receber a Medalha de Mérito Cultural J. Carlos, atribuída pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD, em cerimónia que decorreu em Leiria, no Auditório 1 da ESTG-Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Na mesma altura, foi-nos atribuída a Medalha de Honra ao Mérito da Casa-Museu Maria da Fontinha, de Além do Rio (Castro Daire.

Foi-nos também entregue o Diploma de Reconhecimento ao Mérito, do Elos Clube de Leiria, que nos fora outorgado em 22 de Abril de 2007, data do primeiro aniversário da instituição.

Quem foi J. Carlos

José Carlos de Brito e Cunha, caricaturista brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em1884.Desenvolveu um importante trabalho de nacionalização da arte da caricatura no Brasil. Começou como caricaturista em 1902, no "Tagarela" e colaborou em diversas revistas como Avenida, O Malho e Fon-Fon. Em 1908 criou e dirigiu a revista Careta, de que foi único ilustrador até 1922. Era uma publicação norteada por princípios de Liberdade e Democracia.

Compôs um retrato vivo da sociedade brasileira do início do século XX, retratando a vida carioca, as praias, o carnaval, a moda e costumes e criando personagens típicos da cidade. Fez capas e criou personagens para a revista infantil Tico-Tico. Foi consagrado pela crítica por saber sintetizar em poucas linhas as personalidades que desenhava. O seu traço, inicialmente Arte-Nova, viria a evoluir para arte-Déco.
Faleceu em 1950.
Fontes: www.edukbr.com.br
http://daniellathompson.com/

Historia del humor gráfico en el Brasil (Lailson de Holanda Cavalcanti - Editorial Milénio - Lleida - Espanha)

O que é a Casa-Museu Maria da Fontinha

Situado em Além do Rio (Castro Daire), este Museu foi construído durante os anos de 1982 e 1984, por iniciativa de Arménio Vasconcelos, em homenagem a sua avó, que dá nome à instituição, situanda num local de beleza deslumbrante.

Foi inaugurado o Museu em 5 de Agosto de 1984, pelo Presidente da República Portuguesa, General António Ramalho Eanes.

Ali se pode apreciar um rico acerva de 1400 quadros, 250 esculturas; centenas de peças e alfaias de etnografia; milhares de exemplares de mineralogia e geologia; idem, de moedas romanas; porcelanas "Companhia das Índias"; faianças e cerâmicas portuguesas; curiosidades diversas e, inequivocamente, o maior acervo de pinturas (cerca de 300), esculturas (cerca de 30) e peças, oriundas do Brasil e ou de Autores Brasileiros (neste momento, talvez o maior acervo no exterior ao Brasil).As entradas são gratuitas.A Casa-Museu é financiada inteiramente pelo seu Director e pelas empresas de que este é Administrador.

O que é o Elos Clube

É um movimento de congregação de valores humanos para defenderem a aliança e promoverem a boa compreensão dos povos de língua portuguesa.

Situado acima das contingências de formulações políticas internas de cada país, o ELOS respeita o sentir e as convicções de cada elista como cidadão, alheio a sistemas de governos e a doutrina de governantes, desde que não subversivos. Também os não distingue por sua condição social, económica ou religiosa.

Os Elistas nivelam-se por um mesmo conteúdo moral e por uma mesma dose de idealismo na luta pela congregação das pessoas que, onde estiverem, falem adaptem ou cultivem a língua portuguesa.

4 comentários:

Pedro Couto disse...

Boas,

Descobri o teu blog e achei que poderia ser um bom sítio para divulgar um projecto que iniciei hoje. Trata-se de um site com um webcomic português, projecto meu e de uns amigos, que residirá no endereço http://www.acefalos.com e cujo tema é o humor. O site tem tiras humorísticas isoladas e terá actualizações frequentes (duas por semana seria o objectivo). Visita-o e deixa a tua opinião. Caso aches que o site merece destaque no blog, agradecia a ajuda na divulgação do projecto.

Obrigado pela atenção,

Cumprimentos,

Pedro Couto

asn disse...

Zé Oliveira, então não há por aí um e-mailzito, com boa capacidade, para eu mandar a dita foto da sessão?
Um abraço
António Nunes

Menina_marota disse...

Cheguei aqui através do Blogue do António Nunes (Dispersamente) e gostei tanto que vou voltar, para te ler de novo.
Um abraço ;)

Henrique disse...

Olá Zé,
Antes de mais parabéns pelos galardões.
Quero agradecer-te também a "tomatada" que me mandaste. Também eu já escolhi os 5 visados.

Obrigado e um abraço,
Henrique