quarta-feira, janeiro 10, 2007

Partiu a 18 de Dezembro
Viva Conceição Cahu
Maria da Conceição Souza Cahu, uma das poucas mulheres-caricaturistas brasileiras, faleceu no passado dia 18 com 62 anos de idade depois de ter completado 40 anos de carreira.
Em 1992 tinha sido galardoada com o 1º Prémio (Categoria de Quadrinhos) no Salão de Humor de Piracicaba.
.



Iniciada nas revistas da Editora Abril, transitou para a Folha de São Paulo, e depois para Jornal da Tarde, Visão, Saúde em Debate, tendo deixado colaboração dispersa também por Nova, Play Boy, Cláudia, Capricho e Placar, revista de desporto onde muitos leitores supunham tratar-se de umhomem.
.
As palavras seguintes são de Bira Dantas (nhttp://neorema2.blogspot.com) e o desenho acima também.


MINHA HOMENAGEM À CONCEIÇÃO CAHU

É uma perda incrível. Eu conheci suas belíssimas charges, caricaturas e retratos em bico de pena (formidáveis) na Gazeta Mercantil na década de 80. E pude vislumbrar suas grandes charges da Copa em folhas inteiras de papel Schoeller no Instituto Rian, de Gualberto e Jal. Publicou recentemente uma HQ em parceria com Xalberto na Front, da Via Lettera. Eu a conheci na AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP), nos idos da década de 80. A reencontrei quando fiz um cartaz pro Dieese e ela havia feito o anterior, com influências peruanas na técnica de pintar com aquarela. Depois nos vimos na Merlin, uma livraria de HQ em Pinheiros onde o Jal tentava reagrupar os cartunistas de volta à uma associação. Lá toquei gaita e ela se emocionou com Asa Branca, vinha de uma família pernambucana repleta de músicos. Em 2000, fomos à Pizzada e nos reencontramos. Pela última vez. Conceição, artista incrível, ouça uma gaita triste que soa pra te alegrar, onde quer que estejas!

Bira

1 comentário:

Bira disse...

Zé, é uma honra ter a minha caricatura da Cahu, postada aqui no teu log. Grande abraço