sábado, outubro 14, 2006

Buraco tapado por uns dias
O Marcador do Morris ainda vai entrar a seguir, mas depois o Buraco da Fechadura ficará mudo e quedo durante uns dias.

Não quero prometer que, a partir de Alcalá de Henares, editarei coisas, porque isso seria "post" de pescada arrotada com fraquíssima convicção.

Portanto... até já.
Z.O.
Abraço para Osvaldo de Sousa
De Carlos Seco Carlos Seco, que reside na Lousã (onde é professor), interpretou assim a "ida ao ar" das colaborações de Osvaldo de Sousa com a Lousã, onde durante dez anos decorreram as Festas da Caricatura.

Foram tempos que ficaram para a história do Humor em Portugal, tempos em que a imprensa local chegou a chamar à Lousã, em parangonas de primeira página, Capital da Caricatura.

Num país onde há quem tenha uma visão alargada da importância das artes e da cultura em geral e, por outro lado, há quem tenha o poder na mão (ou o contra-poder), mas de costas ostensivamente voltadas para os primeiros, as coisas nascem e morrem sem crescer. Sufocam ou apodrecem.
De Zé Oliveira Portugal Este escândalo de se pagar nove mil contos por um círculo com uma pintinha dentro já mereceu divulgação aqui no Buraco.

Hoje, regista-se a interpretação satírica "da coisa".

Arre porra!!! Nove mil contos é muito dinheiro!!! E nem sequer foi preciso arrombar portas nem sequestrar ninguém!

sexta-feira, outubro 13, 2006

Álvaro faz pedagogia para labregos
Festival de BD da Amadora começa dia 20
Álvaro, o tal desenhador desanimado, licenciou-se em arquitectura para andar a governar a vida na má-vida da docência. E de tal modo assume, que acaba de dar à luz o "Manual de Posições para Labregos", em concubinato com a Pedranocharco, que edita. Adivinha-se um livro muito docente (porque de indocências está o purgatório cheio), que todo o bom chefe de família deve comprar, quanto mais não seja para aprender outras maneiras de ficar por cima.

É bom que todos nós compremos, porque todos nós temos um labrego dentro de nós - por mais que tentemos disfarçar.

Uma boa ocasião para comprar é já no próximo dia 20, no Festival de Banda Desenhada da Amadora, porque nessa altura o autor estará lá para assumir por escrito (e com assinatura) que foi ele próprio que escreveu e desenhou aquele manual.
Colaborador do Buraco da Fechadura vem expressamente do Basil
Lailson estará em Alcalá e na Amadora
Lailson de Holanda Cavalcanti, o Lailson dos Lulas que todos conhecem aqui no Buraco, vem à Europa estreitar abraços com os companheiros de risco ("compañeros de riesgo"!), incluindo o coordenador do Buraco da Fechadura.

Primeiro partiremos os ossos em Alcalá de Henares, cidade que tem Madrid nos arredores, coisa que está prevista para o dia 21. (O coordenador aqui do Orifício da Fechadura chega na manhã do dia 16, mas o Lailson demora mais uns dias, porque vem de mais longe).

Depois, renovaremos os abraços no Festival de Banda Desenhada da Amadora, mas só no dia 28. (Despedir-nos-emos no dia 22 em Alcalá, mas desta vez é o coordenador do Barroco da Fechadura que demora uns dias a fazer a viagem desde Alcalá até Amadora - com passagem terapêutica por Leiria)

A propósito da terapêutica
À atenção dos colegas de risco (..."de riesgo"): No começo desta tarde, chegou a estar em dúvida a minha ida a Alcalá. Dei um escorregão numa escada aqui de casa que resultou numa entorse no pé direito (o Banegas partiu o pé esquerdo! Cuidem-se os caricaturistas! Vejam bem onde colocam os pés!) Dei um escorregão que deixou consequências e talvez me faça aparecer em Alcalá apoiado numa canadiana. (Contudo, chegado lá... poderei trocar por uma espanhola, é caso a ver).

Lusíadas 2500
O Lailson vem apresentar em Portugal o seu Lusíadas 2500 (pesquisar neste blogue), uma notável recriação da maior obra épica de língua portuguesa, cujas pranchas estarão em exposição no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, em contraponto a uma exposição com os originais d'Os Lusíadas de José Ruy, publicados (1984) em três albuns pela Editorial Notícias.

quinta-feira, outubro 12, 2006

...que grande "massada"!
45 mil euros para desenhar um logotipo Este recorte é do Região de Leiria, mas "a coisa" foi divulgada noutros meios de comunicação: desenhar um logotipo simplex custou a módica quantia de 45 mil euros!

O pródigo cliente foi o Instituto Politécnico e Leiria, que até tem uma escola superior de art e design nas Caldas da Rainha, com excelentes alunos e melhores professores que poderiam ter desenvolvido o processo com as sinergias internas...
Um ausente em Alcalá
Banegas fracturou um pé
O partido de Banegas é da esquerda.
Não obstante isso (ou por isso...) apoia-se na direita. Na perna direita.
Pior do que isso, (pior do que partir um pé...) seria ter partido a mão direita. Porque o Banegas, por não ser sinistro, é destro.

Quem duvida, repare com que... destreza ele desenha!
De Piedecausa EspanhaFrancisco Piedecausa será um dos cartoonistas espanhóis que, segundo Buraco da Fechadura apurou, estará presente no Encontro de Alcalá de Henares (Madrid). Ver post abaixo
XIII Muestra Internacional de Humor de Alcalá
A participação de Zé Oliveira Para ler os balões sem estragar os olhos, é melhor clicar sobre a imagem

É já na próxima segunda-feira que inaugura, em Alcalá de Henares (Madrid), a XIII Muestra Internacional de Humor, este ano subordinada ao tema "Violência de Género" (traduzindo apressadamente: "Exploração da Mulher").

Entre os 117 autores de 34 países, participam os portugueses Zé Oliveira, Onofre Varela e António.

Zé Oliveira estará presente na inauguração e demais iniciativas do Encontro Iberoamericano de caricaturistas que decorre paralelamente com a "Muestra". Varela não se desloca este ano e, até ao momento, Buraco da Fechadura ignora se António (Expresso) vai a Madrid.

De Banegas Honduras
O acréscimo da cor é da responsabilidade de Buraco da Fechadura


Acaba de nos chegar a notícia de que já está impresso o livro que assinala os 20 anos de actividade satírica de Dário Banegas, o mais destacado caricaturista do seu país, as Honduras.

Assinale-se que o cartoonista (habitual colaborador do Buraco da Fechadura) não tem mais de 35 anos, mas (confiram as contas) começou a publicar aos 15 anos.

O livro que acaba de saír inclui uma caricatura do próprio Banegas, assinada por Zé Oliveira, que pode ser vista neste blog em post de 28 de Setembro.

Visitem o site do caricaturista hondurenho em www.dariobanegas.com , onde aparece mais uma caricatura assinada por Zé Oliveira.
De Banegas Honduras A cor é da responsabilidade de Buraco da Fechadura
Colaboração de Zé Oliveira com Porto Editora
A notícia no Diário de Leiria
Colaboração de Zé Oliveira com Porto Editora
Notícia foi cabeça de página no Jornal de Leiria O recorte é da edição de hoje.
Por acidente gráfico, parte da primeira imagem está encoberta. Pode ser vista no "original", em post do passa do dia 5 deste mês.
Z.O.
De Gogue Espanha .
.
O acréscimo da cor é da responsabilidade de Buraco da Fechadura

De Lailson(Brasil) duas no Buraco
Os Corvos
De Zé Oliveira Portugal (Leiria)
.


Um tema um tanto ou quanto recorrente, mas incómodo de abordar, é este. Uma das últimas vezes que o vi tratado mais ou menos deste modo, foi num cartoon do Ferreira dos Santos (por onde é que andas, pá? Não mandas desenhos?...) .

Leiria, esta cidade típica deste país hipócrita, vai ter a sua Sala de Chuto. Por isso a abordagem ao tema. Abordagem que mereceu um telefonema de apreço por parte de um Leitor da Batalha que, não me conhecendo pessoalmente, pediu o meu contacto à redacção. Foi simpático.

Z.O.

Abraço para Osvaldo de Sousa
De Álvaro Ainda assinalando os 25 anos de trabalho do Osvaldo de Sousa, aqui se regista mais um abraço de Álvaro que eu lembro ter sido, já lá vão uns anitos, um jovem "desenhador desanimado" que publicava regularmente no DN Jovem. Presentemente publica por onde calha (e calha, por exemplo, no BD Jornal).

Quanto ao Osvaldo, não se esqueçam de que ele é visitável em http://humorgrafe.blogspot.com



quinta-feira, outubro 05, 2006

De Lailson, Brasil
De Gogue, Espanha
Woody Allen
De Banegas, Honduras
Não será tão cedo que o caso das Caricaturas de Maomé sai das páginas dos jornais. O artigo seguinte é transcrito da edição de ontem do Público. Embora extenso, vale a pena ler.

Maomé ausente do best of
Falta um episódio no DVD que reúne
os melhores de sempre de South Park
Joana Amaral Cardoso

A décima época de South Park estreia-se hoje no canal de cabo que a acolhe há nove anos, a norte-americana Comedy Central, um dia depois de ter sido lançado o primeiro best of em DVD destes cáusticos cartoons.
A relação entre o canal e os criadores da série, Matt Stone e Trey Parker, já foi menos tensa. No ano passado, os habitantes da pequena cidade montanhosa do estado do Colorado incrementaram a já habitual dose de polémica com uns pós de religião e a série chegou a estar em risco. Stone e Parker sempre se guiaram por uma máxima na feitura de cada história: "Tudo tem de ser aceitável ou então nada o é." Quando os episódios da nona temporada que visavam a Igreja da Cientologia e o profeta Maomé começaram a ser censurados ou tirados do ar pela Comedy Central, os autores questionaram-se sobre a continuidade de South Park. "Começámos a dizer "Não sei se este é um mundo em que South Park pode viver", admitiu recentemente Parker ao programa da ABC Nightline.Um desses episódios rendeu este ano à série a sexta nomeação para o Emmy para Melhor Programa de Animação. Em Trapped in the Closet ataca-se o fanatismo religioso de Tom Cruise e brinca-se com o rumor de que o actor é homossexual. Tornou-se um dos mais citados episódios da série e é um dos preferidos dos seus criadores, que lançaram ontem em DVD South Park: The Hits, Vol. 1 - Matt and Trey's Top Ten, com a sua selecção do melhor dos últimos nove anos. "Nunca estive tão assustado como na última série", confessa Parker, que diz que ia trabalhar a pensar: "Quantas mais vezes vão dizer-nos que não podemos fazer uma coisa até que nos baldemos?" Maomé, o ausenteApesar de ter sido um dos Super Best Friends (episódio de 2001), juntamente com Jesus Cristo, o profeta Maomé já não foi desenhado para o episódio duplo Cartoon Wars (2005), alusivo à polémica das caricaturas que inflamaram o mundo muçulmano. A Comedy Central proibiu-o, dizendo-se defensora da tolerância religiosa. Durante os episódios, apareceu nos ecrãs uma mensagem em fundo negro que dizia "A Comedy Central recusou emitir uma imagem do profeta Maomé no seu canal." No mesmo episódio, um cartoon que se diz ser da autoria da Al-Qaeda mostra Jesus a defecar sobre o Presidente dos Estados Unidos. Os autores pensaram em desistir depois da estação ter impedido que retratassem Maomé e também quando a repetição de um episódio em que uma estátua da Virgem Maria sangra (do ânus) foi alvo de discussão. Mas por agora não abandonaram a cidade e prometem continuar a criar humor até acharem que o podem fazer. A verdade é que, embora a escolha parecesse óbvia, Super Best Friends é o grande ausente do DVD agora lançado. Sempre actual mas sem "agenda". A série, uma das mais populares da última década, ganha a corrida temática às suas congéneres mais citadas - os Simpson e Family Guy - sobretudo pela rapidez. Um episódio de South Park, cujos desenhos simples parecem personagens de cartão dos primórdios da animação, leva em média cinco dias a fazer, pelo que os temas da actualidade entram rapidamente na vida do elenco. A guerra no Iraque, mas também o activismo de Hollywood contra ela, nada escapa ao palco multiusos da cidade do Colorado. Mesmo garantindo a distribuição equitativa do sarcasmo por todos os quadrantes, os autores negam ter uma "agenda" a cumprir. "No fim de contas, sabemos que o nosso trabalho é entreter e fazer as pessoas rir. Nunca chegamos a uma reunião de argumentistas e começamos a pensar: "Que posição podemos marcar sobre isto? Isso nunca acontece", garantiu Trey Parker à ABC News. Mas um olhar sobre os últimos nove anos da vida de Kenny (a eterna vítima), Cartman (o mais egoísta e conservador), Stan (o mais honesto e moderado) e Kyle (o único judeu da sua turma) parece uma revisão dos anuários políticos, sociais e culturais dos EUA. Sem maneiras e sem tabus. Saddam Hussein é o namorado do Diabo, o símbolo do Natal é um molho de fezes, Barbara Streisand é um monstro do tipo Godzilla, o Canadá é a fonte de todos os males e Kenny tem sempre que morrer. O criador de Uma Família às Direitas, Norman Lear, é um dos apreciadores da série animada. "Adoro o ultraje e eles são sobretudo ultraje", comenta o criador do politicamente incorrecto Archie Bunker. Trey Parker e Matt Stone insistem que a sua série de animação é sobre um grupo de miúdos e não um veículo para a mordaz e escatológica crítica social que acabaram por construir nos últimos nove anos. "Eles são egoístas. São uns pequenos canalhas. E a sociedade torna-os melhores. Não é um caso de "a sociedade corrompe-os", diz Stone.
Em manual escolar da Porto Editora
Ilustrações de Zé Oliveira ajudam adolescentes a aprender françês Milhares de adolescentes portugueses estão a começar agora a aprender francês com o manual "Mots Croisés 1", um trabalho pedagógico das professoras Suzana Costa e Luísa Pacheco.

As ilustrações estiveram a cargo de quatro autores, cabendo a Zé Oliveira ilustrar a página que abre cada capítulo.

As ilustrações que aqui passam a ser exibidas, não terão qualquer tratamento gráfico. Portanto, se o leitor tiver ao seu alcance o manual em causa, será interessante ir apreciando o prolongamento de trabalho que frequentemente existe (e neste caso, existiu) ao editar-se o desenho para o grafismo do livro.
Z.O.
De Ché, Espanha Ché (José Maria Varona) é um valenciano que nunca falta no Encontro Iberoamericano de Caricaturistas em Alcalá de Henares (Madrid). Lá nos encontraremos no próximo dia 16, para a inauguração da XIII Muestra de Humor, que este ano aborda o tema da exploração da mulher.
Aliás, o convite endereçedo aos cartoonistas indicava o tema "Violência de Género" (em tradução muito livre: "Guerra dos Sexos"). A falta de explicitação de que o objectivo era concretamente a Exploração da Mulher, causou alguns equívocos. O coordenador do Buraco da Fechadura, por exemplo, teve de fazer dois desenhos (o segundo muito em cima da hora) porque o que enviara observava a "violência de género" sob outro ângulo. Esse cartoon pode ser visto mais abaixo, neste blog, procurando na data de 28 de Setembro.
Z.O.
Abraço para Osvaldo de Sousa
De Carlos Rico Quem dá o que pode, a mais não é obrigado. Embora eu reconheça que estou a dar menos do que prometi.
Explico: Quando os caricaturistas portugueses homenagearam Osvaldo de Sousa (em Oeiras e Vila Real) a propósito dos seus 25 anos de investigação e promoção da Caricatura, o Buraco da Fechadura prometeu mostrar aqui os desenhos que os caricaturistas portugueses dedicaram (e ofereceram) ao Osvaldo. Porém, só foi editado o desenho do J.A.Fonseca e do Bandeira. Retomamos hoje a tarefa.
Não se esqueçam de visitar o Osvaldo em http://humorgrafe.blogspot.com
Z.O.