quinta-feira, maio 29, 2008

Passa a vida entre Leiria e o Canadá
Teixeira, uma grata surpresa


Tinha-me apercebido da existência dele, desconfiava (já nem me lembro porquê) de que ele residia aqui para os lados de Leiria, surpreendera-me pela desenvoltura do seu traço e divertira-me pelo amadurecimento do seu humor.
Mas depois... esquecera-me pura e simplesmente da sua existência.

...Até que, em Penela e durante os trabalhos do juri (a que pertenci) para eleição dos vencedores da 'I Bienal de Humor Luís de Oliveira Guimarães', o Osvaldo de Sousa (http://humorgrafe.blogspot.com) me chamou a atenção: Os cartoons assinados "Teixeira" vinham remetidos de Leiria. Acendeu-se uma luz na minha memória: "Ah! pois é! Agora me lembro desta assinatura!"

___________________________

E já nos encontrámos. Hoje.

Vejam o curriculum resumido redigido pelo próprio:

Mário José de Oliveira Teixeira
Nascido em Moçambique nos idos de 62
Tripeiro por adopção (forçada!)
Casado e com dois rebentos... 14 e 8
Estudos passados pela Soares dos Reis (Porto), Cooperativa Árvore (Porto)(cursos vários, inclusivé cinema de animação!!)
Alguns prémios (cartazes para festas do concelho da Maia, RDP/Grupo Toranja, tira reality show (2º) D.N. 2001, etc.)
.....Não me lembro de mais nada por agora.

Participo em em dois sites:
http://trintadefevereiro.no.sapo.pt secção "galeria".... e http://realart.atspace.com (pintura - nome artistico - Olivo)

Voltaremos a falar dele.
Por hoje, apenas mais isto: Mário Teixeira está emigrado no Canadá durante alguns meses, a ganhar o desafogo da vida e, quando desaba o inverno de lá, vem empobrecer em Portugal, sempre tentado fazer vida do desenho e raramente o conseguindo. E assim sucessivamente, ciclicamente.

Visitem-no nos endereços ali de cima.

Z. O.



quarta-feira, maio 28, 2008

Mais conversa acerca de Humor na Antena 1
É bom rirmos de nós próprios
Isabel Stilwel e Eduardo Sá falam de Humor.
Para ouvir, clicar na linha de baixo e, depois de entrar na página da Antena 1, basta clicar no primeiro link da rubrica Dias do Avesso.

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1651
Gato Fedorento entrevistados em Coimbra
Onde se fala de Humor e Psicanálise
Carlos Magno e Amaral Dias entrevistam os Gato Fedorento no programa Terra Nostra, da Antena 1. Vale a pena ouvir. Basta clicar na linha seguinte:

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1643

mms://195.245.168.21/rtpfiles/audio/wavrss/at1/212114_27660-0805272309.wma

sexta-feira, maio 23, 2008

quinta-feira, maio 22, 2008

Associação de caricaturistas portugueses
FECO-Portugal tem blog

A FECO-Portugal, cujo movimento de criação se iniciou aqui no Buraco a Fechadura, já tem blog em http://fecoportugal.blogspot.com
O projecto FECO-Portugal conta já com mais de uma vintena de pré-associados e prepara-se para- dentro em breve, formalizar a sua existência.

Ao mesmo tempo, decorre neste momento a votação para o seu logotipo. O conjunto dos logos sujeitos a votação pode ser apreciado acima (clicando sobre a imagem é mais fácil apreciá-los).
Todas estas propostas são de autoria de pré-associados da FECO e são também eles quem vota.
Z. O.
'Os Corvos' bateram a asa.
Por Zé Oliveira Bateram a asa. Perderam o pio. Deram de frosques. Piraram-se . Escapuliram-se.
Interromperam assim, inesperadamente, uma carreira de quase 18 anos de presença nas páginas do Região de Leiria, sempre acarinhados pelos leitores.
Porquê? Nem sei muito bem... Só sei que não chegaram a festejar a alvorada de Abril/08.

Zé Oliveira
(Para ampliar, clicar sobre a imagem)


O penúltimo 'Os Corvos' (Região de Leiria)
Por Zé Oliveira ...e eu rio... dos dois
z.o.
Um dos derradeiros 'Os Corvos' (Região de Leiria)
Por Zé Oliveira

...parece mentira, não é? Mas é mesmo verdade que as facas de cozinha devem ter cores diferentes, consoante as funções que desempenham. Era o que faltava, a ASAE permitir que se migasse o caldo verde com a faca de descascar alhos! (Óh Quim Barreiros, aproveita esta! Queres que escreva o resto do "poema"?)

Zé Oliveira
Um dos derradeiros 'Os Corvos' (Região de Leiria)
Por Zé Oliveira


...por alguma razão a taxa de natalidade está a baixar

Outro dos derradeiros 'Os Corvos'
Por Zé Oliveira

Faz hoje 32 anos, quatro meses e 11 dias que deixei de fumar. Mas o fantasma da fiscalização da licença de uso de isqueiros ainda me persegue. Ainda sonho que aquele senhor que está ali sentado aparentemente a ler o jornal pode ser um agente da ASAE a espreitar-me através de um furinho muito bem recortado no meio de uma letra O, a ver se me apanha a acender o isqueiro sem licença... Ou mesmo a ver se me apanha a falar mal daquele ingenheiro que tem nome de filósofo que só sabe que nada sabe...

Vou assinar isto, mas com algum receio:
Zé Oliveira
Um dos derradeiros cartoons de 'Os Corvos' no Região de Leiria
Por Zé Oliveira

Nunca é de mais clamar contra o erro profundo dos nossos políticos em quererem restringir Portugal a uma faixa litoral de 20 ou 30 quilómetros, reservando o restante para paisagem - e só.
A demasiada aglomeração de populações, ainda por cima desenraizadas, cria graves problemas sociais nas grandes urbes.
Pergunto: Onde está a dificuldade em criar um plano eficaz de ordenamento para o nosso tão pequeno território?
Nas nossas aldeias ou nas nossas cidades pequenas, não há portugueses a passarem fome ou a dormirem em vãos de escada (quando não é sob um viaduto...). Essa é uma característica das grandes cidades... Por que razão continuamos a permitir que as cidades grandes cresçam mais?
Zé Oliveira

sábado, maio 17, 2008

Na edição de ontem
Zé Oliveira em El Ideal (Granada) Ao fundo da página de humor de ontem do diário El Ideal, que se publica em Granada (Espanha), o cartoon do centro é de Zé Oliveira. Outros convidados da presente edição: Kap (Espanha), Nani (Colombia); Harca (Espanha) e Martirena (Cuba).

A coordenação da página é de Martim Favelis (Argentina), que também participa com desenhos.

sexta-feira, maio 09, 2008

Alô Portugal, Espanha, Brasil...

Alguém sabe quando morreu A. R. Castañé?

Leonardo de Sá, investigador no domínio da BD, pede-nos que façamos o apelo: Alguém sabe quando faleceu Adolfo Rodríguez Castañé? Autor das ilustrações acima (arquivo Buraco da Fechadura; Pim-Pam-Pum, 1935), nasceu em Madrid no segundo quartel do século XIX e veio para Portugal muito novo, onde se tornou notado como desenhador. Foi aluno de Jorge Colaço, expôs nos Salões de Humoristas de 1912 e 1913 e é de sua autoria o único retrato de Fernando Pessoa pintado em vida do poeta (1912).


Colaborou intensamente num número significativo de publicações portuguesas, mas é desconhecido local e data do seu falecimento.


O pedido de Leonardo de Sá tem em vista a actualização do seu "Dicionário de autores de BD e cartoon" cuja segunda edição está a preparar.


...e Hugo?
Faz-se idêntico pedido acerca de Hugo Pinto de Moraes Sarmento, nascido em Luanda na mesma altura. Era sobrinho de Julião Machado, com quem estudou artes. Formalmente tirou o curso de Engenharia de Máquinas e Electricidade na Alemanha (Mittweida), onde residiu largos anos da sua vida. Faleceu no Rio de Janeiro na década de 60 do século XX, mas desconhece-se a data. Paralelamente à sua actividade como engenheiro, foi também pintor, desenhador e escultor. Participou no movimento dos Modernistas. Em 1925, publicou o álbum Bonecos de Hugo. Entre outros, colaborou na Ilustração Portuguesa, na Seara Nova e em A Risota.


Qualquer informação acerca destes autores, que antecipadamente se agradece, pode ser dada através de comentário neste post ou através de Mas é necessário teclar o endereço, pois a linha acima é uma simples imagem, não é um link.