Foi a 25 de Julho
Museu de Humor de El Toboso homenageia Mena
Ministro da Justiça oferece desenho de sua autoria
A notícia, que é do diário madrileno ABC, chega-nos por amabilidade de JLCabañas (na foto, entre a viúva de mena e o ministro-caricaturista, Lópes Aguilar).
A homenagem por parte do Museu que o próprio Mena fundou há três anos foi pretexto para lembrar que a instituição pretende continuar a recolher acervo para juntar à colecção pessoal que Mena legou. E foi nesse sentido que o ministro da Justiça ofereceu um desenho de sua autoria, tendo afirmado acerca de Mena que era "uma pessoa íntegra, um homem nobre e entranhável que fazia felizes os demais fazendo o que gostava".
Troféu de reconhecimento
Mena (que vemos ao lado, junto ao Museu que criou, numa foto que JLCabañas cedeu a Buraco da Fechadura), foi também distinguido no passado dia 25 pela Associação de Informadores Gráficos, cujo presidente entregou a Blanca Abella, viúva do humorista e actual directora do Museu, o troféu da organização em sinal de reconhecimento pelo trabalho do cartoonista.
O segundo Museu de Humor
Este é o segundo Museu de Humor Gráfico de Espanha (da Península...). O primeiro é o de Fene, Galiza, criado e dirigido pelo nosso colega e amigo Xaquin Marín.
Mena foi autor de Cândido, uma personagem masculina que desenhou até aos seus últimos dias. A derradeira tira já foi publicada postumamente.
Cândido chegou a ser publicado diariamente em Portugal num jornal do Porto, salvo erro o Comércio.
El Toboso de Dulcineia
Recordamos que El Toboso, localidade onde Mena criou este Museu, é a aldeia da Mancha que Miguel Cervantes escolheu para fazer residir Dulcineia, amor platónico de D. Quixote.
1 comentário:
Keep up the good work
»
Enviar um comentário