domingo, janeiro 31, 2010

Em Dezembro passado, Pedro Palma inaugurava uma retrospectiva da sua obra caricatural no Museu da Imprensa.
Foto: revista Lux

Há pouco mais de uma dezena de anos, Pedro Palma era um dos caricaturistas portugueses que mais publicava em Portugal. Vendia, aliás, os seus cartoons políticos para a generalidade dos jornais nacionais, sem ter contrato de exclusividade com nenhum deles E expunha caricaturas.

Hoje, expõe os orgasmos da sua companheira, Clara Pinto Correia.

Complicada, a vida de caricaturista!!!

sábado, janeiro 30, 2010

Menos humor em Coimbra

O Despertar, jornal conimbricense com 92 anos de existência, deixa de ser semanário passando a saír apenas quinzenalmente. Na última edição, a medida é justificada pelas dificuldades que se deparam a toda a economia, "muito em especial para o setor da comunicação social". Embora o jornal omita isso, o factor que está a deixar a generalidade dos jornais regionais com a corda na garganta é o desaparecimento do Porte Pago, ou seja: o Governo deixa de suportar os custos de expedição postal, gorda factura que os jornais não conseguem pagar.

Com esta medida, passa para metade a publicação de cartoons na cidade do Mondego, tarefa dsempenhada em O Despertar pelo nosso "velho" amigo Joaquim Belisário, também colaborador regular do Diário de Coimbra.

Uma iniciativa caricatural em Coimbra?
Belisário é associado da FecoPortugal, Associação de Cartoonistas. E, já agora, aqui fica uma pergunta: Para quando, uma iniciativa coimbrã em torno da Caricatura, levada a cabo pelo núcleo conimbricense da FecoPortugal? São eles o Belisário e o Luis Costa, a que se somam o Eduardo Esteves e este vosso Zé Oliveira, estes dois últimos com um pé em Coimbra e outro nas imediações. E, claro está, serão bem-vindos outros colegas conimbricenses não associados. Coisa para ir amadurecendo, de modo a estar em começo de organização na última quinzena de Maio e concretizar-se daqui a aproximadamente um ano.

quinta-feira, janeiro 28, 2010

...bichas!...

Recorte da revista Lux, que recortou da Sábado

...não vai haver?!... Como assim?!?!?
Só se o Notário for a casa!!!...
.
.
.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Continuamos na Idade da Pedra

O Gomes Miranda, que está no Brasil e estudou (tal como eu) num computador da idade da pedra, (fiquem os mais novos a saber que a gente chamava "pedra" a este "computador" cujo nome mais fino era "lousa"), mandou-me esta fotografia acompanhada da brincadeira que é o nome "Salazargalhães" teclado com o word em legenda da foto. Mas enfim, ao piratear esta piada, lá lhe acresci o grafismo que aí se vê.
Ora bem: O Gomes Miranda estudou num... computador da era dos Flintstones, mas... não dá erros de ortografia quando escreve aos amigos.
Mas há minutos, recebi um mail de um jovem (curiosamente conterrâneo do Gomes Miranda), jovem que vai ser engenheiro no final do próximo ano lectivo, cujo teor é exactamente este: "Gostava que me disse-se quanto é que nós lhe deve-mos para lhe pagar-mos". Lá que o rapaz é de boas contas, não há dúvida. Mas quanto à sua capacidade de utilização da língua portuguesa... vou ali e já venho.
Já não estamos no tempo da ditadura! Agora podemos escolher quem nos governa! Mas não é livre, um povo que não sabe votar. E não sabe votar, quem não tiver a cabeça bem organizada. E não tem a cabeça bem organizada, quem não sabe distinguir entre "pagarmos" e "pagar-mos"; mesmo que seja engenheiro.
É nestes terrenos da ignorância que os ditadores ploriferam. Mais magalhães menos magalhães.

terça-feira, janeiro 12, 2010


No próximo dia 16, Sábado, às 16 horas, a Bedeteca de Beja abre as portas à Feco - Exposição de Cartoon, Caricatura, Ilustração e Banda Desenhada.
A exposição inaugura às 16h00 na Galeria de Exposições situada no 1º andar da Casa da Cultura de Beja, local onde se encontra instalada a Bedeteca.Estarão presentes alguns autores.
A entrada é livre.
Trata-se da primeira exposição com trabalhos exclusivamente criados pelos membros da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas, fundada há apenas um ano, mas já com assinalável actividade (a FecoPortugal tem participando em várias exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro, quer como entidade organizadora, quer como participante).Ainda no mesmo dia, e após a inauguração da exposição, a FecoPortugal realizará a sua primeira Assembleia Geral, na Bedeteca de Beja, para apresentação do relatório e contas e plano de actividades para 2010.
O que é a FecoPortugal?
A FecoPortugal - Associação de Caricaturistas, é uma instituição sem fins lucrativos cuja finalidade é promover a arte da Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração, Cinema de Animação e expressões plásticas afins; pugnar pelo reconhecimento, dignidade, prestígio e justa remuneração profissional dos seus autores; defender os interesses, direitos e prerrogativas dos seus membros; promover e reforçar a solidariedade entre os seus membros; e fomentar o intercâmbio com organismos congéneres nacionais e estrangeiros.
Sem se subordinar, naturalmente, a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou outras.
Chama-se FECO, porque se constitui como o "braço" português da FECO - FEderation of Cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países abarcando um total de dois mil desenhadores.
Para mais informações visite fecoportugal.blogspot.com
De 16 a 31 de Janeiro,
na Galeria de Exposições Temporárias
(Casa da Cultura, 1º andar).
De 2ª a 6ª feira,
das 9h00 às 12h30, e das 14h00 às 23h00.
Sábados,
das 14h00 às 20h00.
Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
PORTUGAL

segunda-feira, janeiro 11, 2010

domingo, janeiro 10, 2010

Ricardo Galvão entrevistado na RTP


Ricardo Galvão acaba de ser entrevistado pelo canal 1 da RTP, a propósito do recente lançamento de um livro profusamente ilustrado pelo caricaturista de A Bola.


Segundo declarou à televisão, esta sua participação na edição da Prime Books serviu-lhe para descomprimir da rotina do seu trabalho regular para o diário desportivo.


A entrevista, que passou no programa "Só Visto" pouco depois das 14h30 de hoje, também teve depoimentos das autoras do texto de "Viver com um Adepto: Manual de Sobrevivência", Susana Romana e Joana Marques.


Ricardo Galvão é associado da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas, a agremiação portuguesa criada há pouco mais de um ano para defesa dos interesses de caricaturistas, cartoonistas, ilustradores, banda-desenhistas e correlativos.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

A caricatura do professor

Por vezes, os estudantes manifestam a simpatia que nutrem por um ou outro professor, convidando-o a participar na plaquete do grupo, acrescentando a sua caricatura às dos próprios estudantes. Eis um exemplo (Coimbra)

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Mona lisa

Rafael Ruizte é um dos mais populares cartoonistas mexicanos. E um dos seus maiores êxitos é a tira "La Familia Pulgón", que relata as aventuras e desventuras de isso mesmo: uma família de pulgas.
Confira em: http://rruizteblog.blogspot.com/
O Rruzte aparece abaixo transmutado em Mona Lisa. É certo que ele tentou disfarçar a mona com uma giocôndica cabeleira, mas deixou-se traír pela autocaricatura acima. Porque uma caricatura não mente!
...cuando nos reencontramos, hombre?!...
Abrazo!

Caricatura conferiu dignidade a casamento


Os noivos deste grupo foram casar à Madeira e levaram consigo estes amigos todos, para ajudarem à festa.
Para ampliar as imagens, clicar sobre cada uma
E decidiram assinalar o acontrecimento, encomendando-me esta caricatura colectiva, que foi reproduzida em 15 exemplares que numerei e assinei (como se faz com as gravuras). Ofereceram o original aos noivos (mais uma cópia colorida) e cada membro do grupo guardou um exemplar.
Desenhado com caneta e colorido em Photoshop.

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Esta caricatura foi prenda de anos

Este é um dos meus últimos bonecos e retrata o Arnaldo Carvalho, um dos elementos históricos do grupo musical Brigada Vítor Jara.

Na sua condição de sindicalista, aliás dirigente do STEC - Sindicato dos Trabalhadores do Grupo CGD, o Arnaldo é meu cúmplice no desenvolvimento do cartoon que desenho regularmente para o boletim do STEC. Como sou desconhecedor da problemática que se vive no meio laboral bancário, é ele a minha "musa inspiradora"!
Esta caricatura fez parte da prenda de anos com que o sindicato o brindou.

domingo, janeiro 03, 2010

Um sítio a visitar

Vale a pena visitar esta selecção de caricaturistas (um pouco de todo o mundo), coligida num site russo.
Entrando no site, pode lincar-se directamente a cada cartoonista.
http://cartoon.ru/links/cartoon/
A chamada de atenção foi-nos feita pelo caricaturista mexicano Pedro Sol.

Obrigado, Pedro! Abraço!
Zé Oliveira
.
.
.
.
.
Sejamos optimistas!!!!
.
Pode ser que este ano seja

pouco pior do que o anterior!!!
.
.
.
.