quarta-feira, janeiro 27, 2010

Continuamos na Idade da Pedra

O Gomes Miranda, que está no Brasil e estudou (tal como eu) num computador da idade da pedra, (fiquem os mais novos a saber que a gente chamava "pedra" a este "computador" cujo nome mais fino era "lousa"), mandou-me esta fotografia acompanhada da brincadeira que é o nome "Salazargalhães" teclado com o word em legenda da foto. Mas enfim, ao piratear esta piada, lá lhe acresci o grafismo que aí se vê.
Ora bem: O Gomes Miranda estudou num... computador da era dos Flintstones, mas... não dá erros de ortografia quando escreve aos amigos.
Mas há minutos, recebi um mail de um jovem (curiosamente conterrâneo do Gomes Miranda), jovem que vai ser engenheiro no final do próximo ano lectivo, cujo teor é exactamente este: "Gostava que me disse-se quanto é que nós lhe deve-mos para lhe pagar-mos". Lá que o rapaz é de boas contas, não há dúvida. Mas quanto à sua capacidade de utilização da língua portuguesa... vou ali e já venho.
Já não estamos no tempo da ditadura! Agora podemos escolher quem nos governa! Mas não é livre, um povo que não sabe votar. E não sabe votar, quem não tiver a cabeça bem organizada. E não tem a cabeça bem organizada, quem não sabe distinguir entre "pagarmos" e "pagar-mos"; mesmo que seja engenheiro.
É nestes terrenos da ignorância que os ditadores ploriferam. Mais magalhães menos magalhães.

1 comentário:

Anónimo disse...

JOSÉ, VOU TENTAR RETRANSMITIR PARA OS MEUS AMIGOS,POIS NÃO VI A INDICAÇÃO PARA POSTAR OS ENDEREÇOS ELECTRÓNICOS DELES.