terça-feira, junho 30, 2009

segunda-feira, junho 22, 2009

De Tomy (Cuba)


De Pê (Portugal) O mais recente cartoon de Pedro Ribeiro Ferreira postado em http://pedroribeiroferreira.blogspot.com/.
O Pedro (aliás, simplesmente Pê) é membro da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas.
Humildade socret...coisa, segundo Rodrigo
Este é o cartoon de hoje do Rodrigo, in Expresso on line.
Para ver mais trabalhos do Rodrigo: http://www.rodrigocartoon.com/
Rodrigo é membro da FecoPortugal, associação de acrtoonistas.

sábado, junho 20, 2009

.
.
A 31 de Maio, na RTP-2
Bordallo Pinheiro por
J. Hermano Saraiva
Para ver, clicar nas linhas seguintes:
http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=23320&idpod=25897&formato=wmv&pag=recentes&escolha=

segunda-feira, junho 08, 2009

Alternância, lá como cá.
Humor e Ódio
Na TV brasileira, programa de Humor gera polémica


A Procuradoria Brasileira da Câmara de Deputados vai reclamar junto da Rede Globo por parte do conteúdo do programa “Casseta & Planeta” emitido na terça-feira passada.

Os parlamentares reclamaram especialmente pelo sketch em que foram considerados “deputados de programa“.

Deputa?
Nesse sketch, uma prostituta fica indignada quando lhe perguntam se ela é deputada.

Vacina contra febre afurtosa
O sketch em que os deputados são vacinados contra a ”febre afurtosa” também provocou constrangimento. Na noite de quarta-feira, um grupo de parlamentares esteve na Procuradoria da Câmara para visionar o programa. Segundo o procurador Ricardo Izar (PMDB-SP), duas parlamentares choraram. O Procurador ter-se-á encontrado hoje, segunda-feira, com representantes da emissora televisiva, para tentar um acordo, antes de recorrer à Justiça. O presidente da Câmara também se disse indignado: "- O programa passou dos limites. Eles têm talento suficiente para fazer graça sem desqualificar a instituição, que garante a liberdade para que façam graça".

Concorrência emtre humoristas
O diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, disse que a rede só se pronuncia sobre ações judiciais, depois de serem efetivadas. Os humoristas do Casseta & Planeta não quiseram falar sobre o assunto, dizendo não querer “dar importância à concorrência“.

Esclarecimento
“Foi com surpresa que nós, integrantes do Grupo CASSETA & PLANETA, tomamos conhecimento, através da imprensa, da intenção do presidente da Câmara dos Deputados de nos processar por causa de uma piada veiculada em nosso programa de televisão. Em vista disso, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:

1. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender as prostitutas. O objetivo da piada era somente de comparar duas categorias profissionais que aceitam dinheiro para mudar de posição.

2. Não vemos nenhum problema em ceder um espaço para o direito de Resposta dos deputados. Pelo contrário, consideramos o quadro muito adequado e condizente com a linha do programa.

3. Caso se decidam pelo direito de resposta, informamos que nossas gravações ocorrem às segundas-feiras, o que obrigará os deputados a ”interromper seu descanso.”



Fonte: O Globo (Brasília)
António José Teixeira, director da Sic Notícias:
"O humor é a quinta essência da actualidade"
.
André Carrilho, João Paulo Cotrim, Cristina Sampaio e João Fazenda são os autores de pequenos filmes com 15 a 30 segundos emitidos no canal de informação da SIC. Cartoonistas dizem que o projecto é inédito e que foi pensado em 2006, mas que só agora foi possível concretizá-lo
.
Os cartoons animados chegaram à televisão, naquela que é uma "iniciativa inédita", de acordo com João Paulo Cotrim, um dos quatro mentores do projecto, juntamente com os cartoonistas André Carrilho, Cristina Sampaio e João Fazenda.


Todos os dias, às 19.00 e às 23.00, passa uma pequena animação de 15 a 30 segundos, na SIC Notícias, sendo estreado um novo filme todos os sábados.
"Vivemos num país que critica quem faz e apoia quem se queixa. Há mais de dois anos que andamos a batalhar por este projecto. Isto é uma sequência lógica do humor gráfico porque a realidade está sempre em movimento", disse João Paulo Cotrim na apresentação do Spam Cartoon. E acrescentou: "Há qualquer coisa de pioneirismo nisto tudo. Ninguém, que eu saiba, está a fazer algo deste género. A lógica é que este projecto seja em multiplataforma, tanto na televisão como na Internet. Que se possa mandar um cartoon animado a amigos e inimigos".


André Carrilho, cartoonista colaborador do DN, realça a diferença entre desenhar para a imprensa e para a televisão ou para a Internet. "Nos jornais há um maior imediatismo, enquanto na animação há um maior condicionalismo em termos de actualidade, porque demora mais tempo. Primeiro, as ideias para cada filme são discutidas em conselho editorial entre os quatro. Depois é que se começa a desenvolver o filme", explicou André Carrilho.

E como surgiu a ideia? "Tanto eu como o João Paulo Cotrim tivemos a mesma ideia. Em 2006 descobrimos os dois que pensámos no mesmo... A partir daí começámos a trabalhar na ideia. Pensou-se primeiro em sites de jornais e depois na televisão", explicou o cartoonista.

Já o director da SIC Notícias, António José Teixeira, considera que este projecto tem todo o interesse e é a prova da inovação do canal de informação de Carnaxide. "O humor é a quinta essência da actualidade. Este é um espaço de opinião", afirmou. Questionado sobre se haverá novidades no seu canal, António José Teixeira respondeu afirmativamente: "Haverá novos formatos ao longo do ano". E a TVI 24? "Já tive oportunidade de ver. Não me surpreendeu tanto como esperava. Mas estamos sempre atentos ao que os canais de notícias nacionais e internacionais fazem. Mas a SIC Notícias faz o seu trabalho, que continua a ser líder no cabo", concluiu.


Por Tiago Guilherme

In Diário de Notícias (12 Março 2009)

segunda-feira, junho 01, 2009

.
Hotel Babilónia: Dos Malucos do Riso aos Contemporâneos
Falando de Humor
Na edição do passado sábado do programa matinal da Antena-1 chamado "Hotel Babilónia", apresentado por Pedro Rolo Duarte e João Gobern, afalou-se de Humor. Foi na segunda parte, que pode ser ouvida aqui:

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=3476

A título de curiosidade, refira-se que Pedro Rolo Duarte é filho de um humorista (infelizmente desaparecido) que fez época na revista Flama, anos 60, com a sua página "Crocodeilus" (que evoluiria para "O Crocodilo"), que contava com ilustrações do Martinez.

Não esqueçam: Vão ali a cima clicar no link.

Se não entrár directo, procure "Hotel Babilónia - 2ª hora" e clique à direita sobre [Audio WMA]